segunda-feira, 12 de setembro de 2011

SALA DO EDUCADOR !!!!!!!!! BELISSIMO TRABALHO ¨ Formação continuada dos Profissionais da Educação¨


Projeto Sala do Educador 


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA DO SOCORRO LUZ REIS

ELABORAÇÃO:

Coordenadoras: Antônia de Paula Soares
                           Maria Aparecida de Souza
Diretora: Valderina Soares Cavalcante
Secretária: Claudeci da Costa Silva


Ribeirão Cascalheira MT, Março de 2011

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            DA IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

            A Escola Municipal de Ensino Fundamental  “Profª. Maria do Socorro Luz Reis”, localiza-se no Setor 05 de Maio,  Rua Rio Branco,  nº 334, esquina com a Av. Professor Zacarias, Município de Ribeirão Cascalheira. - Mato Grosso.  Fone (66) 3489.1524. email: emefmariadosocorro@hotmail.com.
 Criada de acordo com o Decreto nº 169/91, Resolução nº 287/92 publicada no Diário Oficial do dia 10/12/92 Portaria nº 3277/92 publicada  no Diário Oficial de setembro de 1994. Sendo renovada sua Autorização: Resolução  703/2008 CEE/MT  e Credenciada pela Portaria : 410/2008
A Unidade Escolar pertence á Prefeitura Municipal de Ribeirão Cascalheira – MT, ministrando aulas no Ensino fundamental de 09 anos, sendo a modalidade ¨ ESCOLA CICLADA¨,  dividido em três ciclos, tendo em cada ciclo 3 fases, nos períodos matutino e vespertino.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental  “Profª. Maria do Socorro Luz Reis”, possui 09 salas de aulas, 01 sala de laboratório com 9 computadores para uso dos alunos, 01 secretaria, 01 sala de direção, 01 almoxarifado, 01 sala de livros; 01 sala dos professores, 01 cozinha, 02 banheiros ( masculino/ feminino), 01 sala de recursos multifuncional, 01 pátio  coberto, 01 quadra de esporte aberta, 01 sala de Recreação.
Atua nesta escola 34 profissionais, sendo 20 docentes, com formação a nível graduação e pós graduação, 02 Técnicos Administrativos, sendo 01 secretaria Geral e 01 Técnica Administrativa , 03 Técnicos em Manutenção e Infra – Estrutura – Limpeza; 03 Técnicos em Manutenção e Infra – Estrutura - vigias,  02 Técnicos em Nutrição Escolar – merenda;  01 porteiro, 02 coordenadora pedagógicas, sendo 01 atuando na área do 1º ao 5º ano e 01 de 06 ao 9º ano, 01 diretora.



APRESENTAÇÃO


O Projeto Sala do Educador é um projeto de intervenção junto aos profissionais desta unidade escolar, que possibilita um espaço de estudo para reflexões, planejamento, diagnostico e avaliação do processo ensino aprendizagem da escola.
Oportunizando aos profissionais se reunir em busca de um mesmo objetivo, aperfeiçoando sua prática e socializar suas experiências, melhorando seu relacionamento pessoal e profissional no espaço escolar e fortalecimento do grupo.



JUSTIFICATIVA



            Vivemos em um contexto social complexo, pois as interferências externas tem influenciado  no contexto escolar devido aos avanços em todos os aspectos. E o publico escolar segue continuamente essa evolução, porem nem sempre as conseqüências são positivas, desencadeando comportamentos que no âmbito escolar tem se tornado problemáticos que somente recorrendo a estudos e reflexões podemos amenizar as questões que surgem.
            A  Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria do Socorro Luz Reis está inserida neste contexto, onde á alunos com situações  heterogêneas em alguns aspectos, seja na aprendizagem ou na disciplina/indisciplina em seu relacionamento com alunos e professores, influenciando no processo de ensino aprendizagem.
            Há ainda falta de apoio da família na educação de seus filhos, deixando esta apenas ao trabalho dos professores. Sabemos que educação escolar e familiar devem andar de mãos dadas para o sucesso educativo dos estudantes.
            Com base neste contexto nós educadores, nos deparamos diante da necessidade, de buscar uma formação visando a amenização e superação desta realidade. Portanto buscando rever e redirecionar as nossas praticas pedagógicas,  com base nas discussões vivenciadas diariamente, em sala de aula.
            Buscamos contudo,  resultado que durante a pratica educativa historicamente falando, DEIXAMOS de enfocar a importância da reflexão sobre a pratica educativa do educando e educador.
            Para tanto, com a formação continuada buscaremos suportes teóricos e  metodológicos, com intuito de superar/ amenizar este contexto social, com os temas ora elencados a partir de um diagnostico, realizado pelos profissionais da educação, sobre a realidade desta instituição.
            Contudo iremos fazer discussões a cerca dos temas/subtemas tais como: Indisciplina Escolar; Ética Profissional; Avaliação do aluno; Implantação da lei 11.645/2008 e outras; Educação Inclusiva  Efetiva ( parceria CEFAPRO): Estudo de línguas de sinais ( Libras e Braile); Desenvolvimento  Familiar/ Participação efetiva da família ( Orientação do MPT-MEC, Assistente Social, Conselho Tutelar, Defensoria Publica, Ministério Publico; grupos de estudo com a família); Dificuldade de Aprendizagem; formas de direcionamento da pratica pedagógica, Escassez e preservação da  água; a  importância  merenda   escolar; higiene  e  saúde, pratica de leitura no cotidiano dos profissionais da Instituição, Patrimônio Publico

DO OBJETIVO GERAL


            Melhorar a qualidade da educação escolar e fortalecer a escola, priorizando o comprometimento do coletivo e proporcionando aos profissionais espaço e tempo para sua formação de maneira continua.


DOS OBJETIVOS ESPECIFICOS


  • implantar a Lei 11.645/2008 nas áreas de conhecimento fazendo  toda retrospectiva histórica das contribuições da cultura, negra, afro-brasileira e indígena;

  • buscar subsídios teóricos e metodológicos por meio de estudos que nos auxiliem na conceituação e comprometimento de uma educação inclusiva efetiva;

  • promover trabalhos de conscientização dos alunos quanto a importância da preservação do  patrimônio publico, onde ele perceba que a escola é de todos e para todos devem ficar.

  • promover estudos e palestras com os alunos do 1 º  ao 9º ano sobre a importância da economia da água, evitando assim sua escassez.

  • promover estudos com os alunos do 1º ao 9º ano sobre a importância da higiene pessoal para uma boa saúde e conseqüentemente uma boa aceitação.

  • promover grupos de estudos e palestras para as famílias, com a participação  de órgão: MPT-MEC, Assistente Social, Conselho Tutelar, Defensoria Publica, Ministério Publico), a fim de fortalecer o desenvolvimento da família e sua participação efetiva no processo de ensino aprendizagem de seus filhos na escola; 

  • promover grupos de estudos com os profissionais, através de pesquisas e textos informativos, acerca de modelos de avaliação de alunos para  fácil entendimento da família.

  • proporcionar momentos de estudos e reflexão sobre a postura ética dos profissionais da escola;

  • conceituar a pratica de leitura como um instrumento de ação, reflexão e pratica;

  • oferecer suporte teóricos para reflexão sobre as formas de direcionamento das atividades pedagógicas na pratica educativa dos educadores da escola;

  • encaminhar ações e levantar possibilidades de situações desafiadoras de ensino com ações que geram uma proposta pedagógica voltada para o ensino aprendizagem; 

METAS


As nossas metas serão alcançar tais objetivos abaixo descritos:

  • implantar a Lei 11.645/2008 nas áreas de conhecimento fazendo  toda retrospectiva histórica das contribuições da cultura, negra, afro-brasileira e indígena;

  • buscar subsídios teóricos e metodológicos por meio de estudos que nos auxiliem na conceituação e comprometimento de uma educação inclusiva efetiva;

  • promover trabalhos de conscientização dos alunos quanto a importância da preservação do  patrimônio publico, onde ele perceba que a escola é de todos e para todos devem ficar.

  • promover estudos e palestras com os alunos do 1 º  ao 9º ano sobre a importância da economia da água, evitando assim sua escassez.

  • promover estudos com os alunos do 1º ao 9º ano sobre a importância da higiene pessoal para uma boa saúde e conseqüentemente uma boa aceitação.

  • promover grupos de estudos e palestras para as famílias, com a participação  de órgão: MPT-MEC, Assistente Social, Conselho Tutelar, Defensoria Publica, Ministério Publico), a fim de fortalecer o desenvolvimento da família e sua participação efetiva no processo de ensino aprendizagem de seus filhos na escola; 

  • promover grupos de estudos com os profissionais, através de pesquisas e textos informativos, acerca de modelos de avaliação de alunos para  fácil entendimento da família.
  • proporcionar momentos de estudos e reflexão sobre a postura ética dos profissionais da escola;

  • conceituar a pratica de leitura como um instrumento de ação, reflexão e pratica;


  • oferecer suporte teóricos para reflexão sobre as formas de direcionamento das atividades pedagógicas na pratica educativa dos educadores da escola;

  • encaminhar ações e levantar possibilidades de situações desafiadoras de ensino com ações que geram uma proposta pedagógica voltada para o ensino aprendizagem; 


FUNDAMENTAÇÃO TEORICA


As Praticas Pedagógicas dos educadores ao longo dos tempos foram influenciadas pelos aspectos da formação e alterações  socioeconômicas brasileiras; as relações de produção e classes sociais dentre outras.
Diante da atual sociedade, em que vivemos na era da tecnologia e outros avanços, surgem inquietações no espaço escolar, em especifico a sala de aula.
Porem é importante considerar a pratica pedagógica como parte de um processo social e de uma pratica social maior, no contexto.
Neste sentido a pratica pedagógica envolve os professores, alunos, metodologia, avaliação e relação professores/aluno; contudo a Gestão Democrática da escola e processos participativos tem sido um elemento essencial, para uma pratica pedagógica  efetiva,  capaz de superar/amenizar tais inquietações do espaço escolar.
Segundo  Souza, Maria Antonia de in VEIGA ( 1992, p. 16) ¨ ... uma pratica social orientada por objetivos, finalidades e conhecimentos e inseridas no contexto social, assim a Pratica Pedagógica é uma dimensão da pratica social... ¨.
Contudo, com base nestas inquietações, dos educadores, frente as suas praticas, sentimos a necessidade de uma Educação Continuada.
Educação Continuada atualmente devido as recentes transformações no mundo do trabalho e no contexto social vigente. E o desenvolvimento humano depende de contribuições  continuas para aquisição de conhecimentos indispensáveis para que surgem aptidões, segundo: Haddad, Sergio 2007

¨ Educação Continuada é aquela que se realiza ao longo da vida, continuamente, é inerente ao desenvolvimento da pessoa humana e relaciona-se com a idéia de construção do ser. Abarca, de um lado, a aquisição de conhecimentos e aptidões e, de outro, atitudes e valores, implicando no aumento da capacidade de discernir e agir. Essa noção de educação envolve todos os universos da experiência humana, além dos sistemas escolares ou programas de educação não-formal¨.

Sendo assim, preocupados em atender as demandas da educação, a escola com as contribuições em forma de parcerias busca por meio de formação continuada promover nos espaços escolares responder as demandas sociais que conseqüentemente são manifestadas no âmbito educativo, ao confrontar teoria e pratica surgindo assim debates. Debates antes que nos coloca diante da necessidade de acompanhar as mudanças constantes dos processos de produção e das formas de relação social. O enfoque de educação continuada segundo Haddade, exige universalização da educação e abertura de oportunidade de formação ao longo da vida acessíveis ao conjunto da população. Também são necessárias condições sociais e econômicas para acessar essa educação.
Diante disso, a educação continuada se faz necessário e oportuno para que possamos pensar alternativas de políticas educativas que integrem ações em diferentes planos. 
Diante da contemporaneidade e das evoluções deste contexto, o papel do educador é fundamental e para tanto é necessário que tenhamos domínio dos saberes.

[...] o saber não é uma coisa que flutua no espaço: o saber dos professores é o saber deles e está relacionado com a pessoa e a identidade deles, com a sua experiência de vida e com a sua história profissional, com as suas relações com aos alunos em sala de aula e com os outros atores escolares na escola, etc. Por isso é necessário estudá-lo relacionando-os com esses elementos constitutivos do trabalho docente. (TARDIF, 2002, p.11 )
Segundo o referido autor, os saberes oriundos da experiência de trabalho cotidiano parecem constituir o alicerce da pratica e da competência profissional, pois essa experiência é, para o professor, a condição para aquisição e produção de seus próprios  saberes.
Quando nos referimos ao ensino e aprendizagem, todo saber implica no processo. Para tanto, a busca de ampliação dos saberes que refletem em nossa pratica educativa si da na continuidade de busca de seu atualizar.
O ensino segundo o autor Tardif ( 2002, p.66),
¨ o ensino ele provêm de vários acordos ambientais além das experiências próprias, a dimensão do saber, reconhece várias maneiras de se interpretar e de raciocínio, de situações que podem ser vividas por todos aqueles que estão aprendendo. Isso pode ser incluído as experiências esclarecidas em meio a outros que estejam dentro do mesmo ambiente.
Contudo os saberes são diversos,  provindo de diferentes fontes e a flexibilidade as interage às diferentes áreas e contextos .

METODOLOGIA DO PROJETO


O projeto Sala do Educador desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria do Socorro, irá desenvolver atividades que terão como fonte de estudos, as discussões surgidas inicialmente do processo de compartilhamento entre os profissionais da educação desta instituição escolar e coordenadores pedagógicos.
A realização das atividades terão como metodologia estudo em grupos, seminários, trocas de experiências, pesquisas, discussões, leituras dirigidas, e com base nas temáticas, surgirão projetos extra sala.
A proposta do Projeto, incluirá competências básicas, formas de tratamento dos conteúdos, previstas pelas finalidades estabelecidas no P.P.P.
Os encontros ocorrerão 01 vez por semana, nas segundas – feiras, no período das 17:00 as 21:00 hs. Perfazendo uma carga horária, de 36 horas no 1º semestre e 52 horas no 2º semestre, sendo 4 horas semanais em cada encontro.
Os profissionais serão divididos em grupos para facilitar os momentos presencias com a coordenação e um profissional ( coordenador de grupo) será responsável em desenvolver atividades com o mesmo, havendo a divisão por temas. A duração do atendimento de cada grupo será de 04 horas semanais para discussão das temáticas propostas.
Durante este processo de estudos e analise iremos estabelecer no grupo uma relação de interesse entre formador e formados para que se avalie o que se está aprendendo.


  CRONOGRAMA


1º semestre 2011



02/05
APRESENTAÇÃO DO PROJETO MPT

09/05
DESENVOLVIMENTO FAMILIAR/PARTICIPAÇÃO EFETIVA DA FAMÍLIA

16/05
DESENVOLVIMENTO FAMILIAR
23/05
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
30/05
INDISCIPLINA ESCOLAR
06/06
PRATICAS PEDAGÓGICA
13/06
METODOLOGIAS
20/06
DIRECIONAMENTO DAS PRATICAS PEDAGÓGICAS
27/06
SOCIALIZAÇÃO



2º semestre 2011


08/08
ORIENTAÇOES CURRICULARES
15/08
ORIENTAÇOES CURRICULARES
22/08
CONSERVAÇÃO DO PATRIMONIO PUBLICO 
29/08
RECURSOS NATURAIS / PRESERVAÇÃO DA AGUA
05/09
ETICA PROFISSIONAL
12/09
ETICA PROFISSIONAL
19/09
IMPORTANCIA DO USO DA LEITURA
26/09
IMPORTANCIA DO USO DA LEITURA
03/10
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
10/10
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
17/10
RELAÇOES RACIAIS
24/10
RELAÇOES RACIAIS
31/10
SOCIALIZAÇÃO



AVALIAÇÃO


A avaliação acontecerá continuamente durante a realização das dinâmicas de grupo, freqüência, conteúdo apresentado e a compreensão dos participantes, refletindo sobre a própria dificuldade e limitações construindo ações para superá-las.


CERTIFICAÇÃO


Os Certificados serão emitidos pela  Secretaria Municipal de Educação e chancelado pelo CEFAPRO, de acordo com o acompanhamento das ações de formação pela Equipe da Secretaria Municipal de Educação e escola.

BIBLIOGRAFIAS


  • EDUCAÇÃO CONTINUADA E AS POLITICAS PÚBLICAS NO  BRASIL- SERGIO HADDAD- REVEJA- Revista de Educação e Jovens e Adultos v.1, n.0, p.1-113, ago.2007;
  • PEREIRA, MARISA VIANA, in TARDIF, Mauricio . Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
  • HTTP:// WWW. Crmariocovas.sp.gov.br/edc_a.php?t=003- Formação Continuada e obrigatoriedade de competências na profissão de professor;
  • Souza, Maria Antonia de. Pratica Pedagógica: Conceito, Características  e Inquietações.
















 

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